A CATRACA DIZ:

"A educação Política é um rio que nasce e corre pela rua onde o eleitor mora, pela sua Cidade, pelo seu Estado e pelo seu País e por fim desagua nas URNAS. Aquele que não sabe nadar, nesse rio se afoga e só pode ser salvo pelo assistencialismo. Porém sua alma permanesce condenada ao inferno(CCF 09.08.08)"

QUEM SOU!

CATRACA-PG
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE-SP
Catraca, na Língua Portuguesa tem o sentido de apertar, cingir. Esta é a missão daqueles que a mim aderirem. Queremos Colocar no plenário da Câmara Municipal de Praia Grande-SP, O maior número possível de CATRAQUEIROS, dando aos nossos Vereadores e também ao nosso Prefeito, seja ele quem for, a visão de que eles não estão sozinhos, portanto precisam pensar muito antes de fazer algo que de fato não seja do real interesse da população de Praia Grande. "O que prende um homem ao outro; sem razão, é a escravidão. O que o liberta é o pensamento. Praia Grande precisa pensar! Cabeças inertes na praça, não geram idéias. Cabeças livres transformam"!

CÂMARA -s. f., Entre outras... Conjunto de vereadores e de deputados eleitos pelo povo; conjunto de pelouros que constituem a administração municipal; edifício onde se reúne a vereação ou a assembleia legislativa...

MEU MAIOR DESEJO:

Que o MUNÍCIPE de Praia Grande, crie o hábito de ir ao plenário da Câmara Municipal de Praia Grande-SP assistir aos trabalhos desenvolvidos pelos nossos Parlamentares(Vereadores).

CATRAQUEIROS ASSUMIDOS

terça-feira, 28 de maio de 2013

AO DEBATE E ALÉM!

  • Apenas e tão somente para apimentar a questão, e até para completo entendimento do assunto por parte dos "JOVENS" achei por bem, pesquisar sobre o assunto e postar algo não na linha do contraditório, mas na linha do conhecimento, para que a decisão seja isenta e se faça pelo merecimento e não pela paixão.
  • Humberto de Alencar Castelo Branco - Militar, nascido na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, em 20 de setembro de 1897. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, na Escola Militar de Realengo, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Armada, na Escola de Estado-Maior e na Escola de Aviação Militar. Integrou a Seção de Planejamento e Operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Foi subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), comandante da Escola de Estado-Maior e diretor do departamento de estudos da Escola Superior de Guerra (ESG). Promovido a general-de-exército (1962), foi nomeado comandante do IV Exército, em Recife (1962-1963), e designado chefe do Estado-Maior do Exército (1963-1964). Foi um dos principais articuladores do golpe militar de 1964, que depôs o presidente João Goulart. Através de eleição indireta passou a exercer o cargo de presidente da República em 15 de abril de 1964. faleceu no Ceará, em 18 de julho de 1967, em acidente aéreo.
    Período presidencial - O governo de Castelo Branco foi marcado pela criação de um aparato legal que procurou legitimar o progressivo endurecimento do regime. As sucessivas manifestações de oposição ao governo resultaram em intervenção em sindicatos, extinção de entidades de representação estudantis, invasão de universidades, detenções e prisões indiscriminadas. Para muitos, a saída foi o exílio. Uma das primeiras medidas do governo foi o rompimento de relações diplomáticas com Cuba, assinalando a mudança de orientação da política externa brasileira, que passaria a buscar apoio econômico, político e militar nos Estados Unidos.
    Em junho de 1964, foi criado o Serviço nacional de Informações (SNI), órgão encarregado das atividades de informação e contra-informação no interesse da segurança nacional. Em julho, foi aprovada a emenda constitucional n° 9, que prorrogou o mandato de Castelo Branco até 15 de março de 1967. Mantida a eleição direta para governador de estado em 3 de outubro de 1965, a oposição venceu na Guanabara (atual cidade do Rio de Janeiro) e Minas Gerais, provocando uma reação do governo.
    Novos atos institucionais foram promulgados, ampliando os poderes do executivo: o AI-2, em 27 de outubro de 1965, que instituiu eleições indiretas para a presidência e vice-presidência da República, a extinção dos partidos políticos e o julgamento de civis por tribunais militares; o ato complementar n° 4 (AC-4), de 20 de novembro de 1965, que estabeleceu novas regras para a reorganização partidária e impôs a formação de somente duas agremiações, que foram organizadas no prazo previsto, a Aliança Renovadora Nacional (Arena), de apoio ao governo, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), de oposição; o AI-3, de 5 de fevereiro de 1966, que determinava eleições indiretas para o governo dos estados e a indicação dos prefeitos das capitais pelos governadores; e o AI-4, de 7 de dezembro de 1966, que convocava o Congresso Nacional para votar a nova Constituição, promulgada em 24 de janeiro de 1967.
    Na área econômica, foi implementado o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), com o objetivo de conter a inflação, retomar o crescimento econômico e normalizar o crédito. Em 1964, destacaram-se a criação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central. Nesse mesmo ano, foi criado o Banco Nacional de Habitação (BNH), com o objetivo de promover a construção e a aquisição de moradias pelas classes de menor renda. Em setembro de 1966, o governo instituiu o Fundo de garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que substituiu a estabilidade do trabalhador no emprego, e em novembro, unificou os institutos de aposentadoria e pensões, criando o Instituto Nacional de previdência Social (INPS).
    Em janeiro de 1967 entrou em vigor a nova Constituição federal, que seria duramente criticada nos meios políticos e praticamente derrogada, em dezembro de 1968, pelo ato institucional n° 5. Em fevereiro de 1967 foi baixado o decreto que autorizou a entrada em circulação do cruzeiro novo, a nova unidade monetária e, em março, entraram em vigor duas importantes leis que definiram os limites do novo regime: a Lei de Imprensa, que restringia a liberdade de expressão, e a Lei de Segurança Nacional, que definiu os crimes contra a segurança nacional e a ordem política e social.
    O Brasil e o mundo - O ano de 1964 foi marcado, nos Estados Unidos, pela premiação de Martin Luther King com o Nobel da Paz; a inglesa Mary Quant lançou a minissaia e os Beatles, o seu primeiro filme; no Brasil, era inaugurado o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e estreava o show Opinião. Em 1965, os conflitos raciais intensificaram-se nos Estados Unidos, especialmente em Los Angeles; Malcom X e o reverendo James Reeb foram assassinados. Houve o primeiro bombardeio americano ao Vietnã do Norte e manifestações estudantis contrárias, em Washington. Na corrida espacial, a União Soviética lançou a Voskbod II e os Estados Unidos a Gemini IV. Uma força interamericana invadiu a República Dominicana e sufocou um levante popular. No Brasil, era fundada a Rede Globo de Televisão; intelectuais foram presos durante conferência da Organização dos Estados Americanos (OEA) e foi lançada a Revista Civilização Brasileira. Na China, em 1966, Mao Tsé-Tung dava início à Revolução Cultural. No Brasil, realizavam-se os festivais de música popular pela TV Excelsior e TV Record, onde foi lançado o programa Jovem guarda, foi fundado o Teatro Casa Grande e a seleção brasileira eliminada da Copa do Mundo na Inglaterra. No início de 1967, três astronautas americanos da Apollo I morreram em exercício na plataforma de lançamento de Cabo Kennedy e, no Brasil, o escritor brasileiro Antônio Callado lançou Quarup.
    Fonte: www.portalbrasil.eti.br


    www.portalbrasil.eti.br
    Site de informação e pesquisas, com milhares de páginas sobre economia, índices,...


  • Pontos interessantes do governo Castelo Branco: revogou a Lei de Remessa de Lucros proposta por João Goulart, beneficiando o capital estrangeiro investido no Brasil (novos empréstimos foram negociados com o FMI)
    estabeleceu o controle sobre os salários

    instituiu a correção monetária, operação destinada a atualizar o poder aquisitivo da moeda, segundo índices determinados pelo governo
    criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em substituição ao antigo sistema de estabilidade e de indenização dos trabalhadores demitidos
    fundou o Banco Nacional de Habitação (BNH) que, obtendo os recursos do FGTS, deveria financiar a construção de casas populares; 
    criou o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e o Estatuto da Terra.
    Apesar de não atingir as metas propostas, as medidas de Castelo Branco criaram condições para o crescimento econômico que ocorreu posteriormente.



  •  Não se tem noticias de que tenha vivido nababescamente e nem em vida amealhado fortuna. Militar brilhante, um dia conversava com De Gaulle, na ocasião Presidente da França e esse lhe perguntou: - Senhor CB eu sempre tive curiosidade em saber o que na verdade é um ditador, o senhor poderia me explicar? Castelo Branco em Francês fluente disse a Charles De Gaulle: - Sr. Presidente, um ditador é pessoa que nunca quer o poder, mas quando o tem não quer larga-lo. Eu vou sair no dia 31 de março deste ano, e vossa excelência, quando vai deixar o seu governo? De Gaulle não lhe perguntou mais nada!
  • Pensamento de Castelo Branco: As Forças Armadas não podem atraiçoar o Brasil. Defender privilégios de classes ricas está na mesma linha antidemocrática de servir a ditaduras fascistas ou sindico-comunistas.

Um comentário:

Marcia Karabolsak disse...

KKKK....estão distribuindo nome para as ruas? se for assim, vou fazer o projeto para "Profa. Marcia Natalina karabolsak". São 30 anos de magistério na Prefeitura de Praia Grande, duas salas de aula com 40 alunos em média cada uma, pós graduada em educação infantil e educação ambiental. Vocês tem ideia quantos cidadãos eu iniciei e formei? Muitos já são doutores, advogados, engenheiros, comerciantes e até políticos...Mereço a homenagem ou não??? Vou morrer e virar nome de escola depois?? Quem sabe....
será que esse povo do jurídico da Prefeitura/vereadores não tem nada mais importante que fazer a não ser se preocupar em mudar o nome de salas, prédios, ruas?? O que vai acrescentar/mudar em nossas vidas se aquela Câmara Municipal mudar ou manter o nome?? Além disso, já existem muitas homenagens nesta Cidade a Família Toschi, todas merecidas, é claro, mas nem na família deles essa mudança fará diferença...e o pior que mais dia menos dia, teremos a mudança de nome na sala....